O projeto
Entre granito e mar ergue-se um lar
Localizada em Carreço, Viana do Castelo, a "Casa C" é um edifício reabilitado, resultado de um projeto de ampliação vernacular levado a cabo pelo arquiteto Salvato Feijó e concluído em 2023. A casa destaca-se pela sua localização de frente para o mar, pela sua integração na paisagem rural típica do monte de Santa Luzia e pela arquitetura tradicional de granito, ferro e madeira, características da região do Minho. O processo de reabilitação e ampliação partiu de um conjunto de anexos e de um núcleo central bastante degradados, aos quais se adicionaram elementos contemporâneos, preservando-se a essência e a volumetria originais do espaço. Elementos característicos, como os materiais regionais, aliados a um ambiente minimalista e amplo com janelas perfeitamente enquadradas com o oceano, de modo a maximizar a entrada de luz natural, refletem, mais uma vez, a perfeita harmonia entre o tradicional e o moderno.
Arquitetura
-
Salvato Feijó | Colaboração - Hélder Cardoso, Pedro Pessanha
Categoria
O desafio
Este projeto foi interessante pelo seu conceito. Trata-se de uma reabilitação com uma finalidade tão simples e minimalista, mas, ao mesmo tempo, tão bem elaborada. Como se trata de um espaço junto à praia, reabilitado e com um layout interno mais organizado, o posicionamento dos caixilhos visa maximizar a entrada de luz solar e a eficiência energética, ao mesmo tempo que os grandes vãos duplos oferecem uma vista fantástica para o oceano, tanto do chão como do mezanino.
Os acabamentos em madeira com aspeto natural evocam os materiais tradicionais minhotos, demonstrando respeito pelo património histórico local.