drag

O projeto

Onde a luxúria e a tradição se abraçam.

Em plena Rua Mouzinho da Silveira, perto do Largo de São Domingos, localização obrigatória para todos os portuense e turistas que fazem o solicitado trajeto pela Rua das Flores ou pela Rua Mouzinho da Silveira, desde a estação de S. Bento até à Ribeira do Porto ou ao Palácio da Bolsa. Este edifício tornou-se emblemático pela sua imponência num trajeto tão movimentado no quotiano da cidade invicta. A intenção do projeto estava presente numa filosofia de reabilitação do edifício para 1 generoso apartamento T2 em cada piso, um apartamento T1 nas traseiras e no rés-do-chão 3 lojas de serviços e restauração. O lote enfrenta, a poente, um edifício de 5 pisos e, tanto a norte como a nordeste, dois edifícios de 4 e 3 pisos, respetivamente. A introdução de uma varanda na cobertura do edifício a poente (5º piso), tornou-se extremamente preponderante neste projeto, devido à mais valia arquitetónica e construtiva. A luz natural, elemento essencial em maior parte do tempo nessa varanda, capitaliza um andar chave para outros níveis de interesse.

Arquitetura
  • Morais Soares Arquitectos

O desafio

O verdadeiro quarteto de caixilharias (porta de entrada, janelas, guilhotinas e corredoras elevadoras), fez desta obra um showroom natural e ao ar livre da nossa marca. Portanto, devido às várias tipologias que foram implementadas nesta obra, tornou-se um desafio produtivo, devido aos diferentes processos fabris que tivemos que colocar e aperfeiçoar para fazer esta obra chegar à sua conclusão toda em simultâneo. Personalizável e completamente feito com o traçado que esta obra exigia, cada caixilharia foi colocada com a intenção se tornar um valor acrescentado a este edicífio histórico e emblemático para todas as gentes da cidade invicta.

A implementação de guilhotinas invertidas, onde a folha superior é que desce e a folha inferior encontra-se fixa, foi uma das alternativas incorporadas nestes modelos de caixilharia. A possibilidade de alterar e personalizar caixilhos em madeira de forma a ir de encontro ao gosto do cliente é sempre a vertente principal do nosso acompanhamento, fabricação e melhoramento dos nossos processos. Em segunda instância, este projeto, devido às corredoras elevadoras de grandes dimensões colocadas no 5º piso, apresentou um grau mais elevado na sua colocação, onde foi exigido aos nossos colocadores, atenção redobrada para ser possível colocar estes caixilhos. Métodos de colocação alternativos tiveram de ser adotados, para ser possível com que estes vãos fossem devidamente para o seu lugar.

Interessado em trabalhar connosco?