O projeto
Um "KOPKE" de vinho 5 estrelas. Mais que um hotel, uma viagem sensorial!
O Kopke Hotel Tivoli é um projeto ambicioso, fruto da parceria entre a Minor Hotels e a equipa Kopke, que tem como objetivo oferecer aos hóspedes provenientes de todo o mundo uma experiência completa, combinando luxos contemporâneos com o património vínico, a gastronomia tradicional, a cultura e a história que os envolvem. Inaugurado em fevereiro de 2025, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel é um hotel de 5 estrelas, resultado da integração e reabilitação das históricas caves de vinho Kopke (fundadas em 1638), em Vila Nova de Gaia, as mais antigas casas de Vinho do Porto do mundo, que continuam a ser utilizadas para o armazenamento de vinhos. O projeto arquitetónico do hotel foi realizado pelo arquiteto José Carlos Cruz, enquanto que o projeto de reabilitação das caves ficou a cargo do gabinete de arquitetura A400, com a integração de soluções contemporâneas, preservando os elementos históricos, sem comprometer a identidade do local. Mais uma vez, com este desafiador e exigente projeto, a Gercima levou conforto, privacidade, elegância e harmonia a um espaço moderno e, ao mesmo tempo, repleto de história.
Arquitetura
-
José Carlos Cruz - Architects /A400
Categoria
O desafio
Num projeto de teor tão elevado como este, o principal desafio foi o desempenho visual e técnico das nossas caixilharias. Deste modo, procuramos uma harmonia visual das nossas janelas, com o visual moderno e luxuoso do hotel, recordando de forma elegante, o património vínico do Porto. De igual importância, uma ótima integração passa por um desempenho técnico condizente. Assim as nossas janelas foram projetadas com o melhor desempenho acústico e térmico visando alcançar a máxima sensação de conforto possível.
Outro desafio interessante foi projetar um sistema de abertura por sensores de presença. Esta tecnologia, semelhante ás utilizadas nos mais comuns espaços públicos, foi implementada na entrada principal do hotel, de maneira que pudesse funcionar como uma porta de abrir e fechar normal, com braços automáticos, ao invés das tradicionais portas de correr.