drag

O projeto

Centro de Pós-Graduação do Campus de Couros da Universidade do Minho, em Guimarães​.​

A remodelação de um antigo edifício industrial para instalação da Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas e da AMA (Agência para a Modernização Administrativa), permitiu a atribuição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021 - Comercial & Serviços atribuído pelo jornal expresso e pela SIC Notícias. A localização do edifício na Zona de Couros, adjacente ao centro histórico de Guimarães, permitiu que com vários acontecimentos urbanos e o desaparecimento sucessivo das indústrias de tratamento de couros, complexos fabris fossem abandonados ou reutilizados para outros fins ou novas indústrias. Particularmente, este conjunto de edifícios fabris, onde este projecto se inclui, são o testemunho dos sucessivos acontecimentos que foram conformando a zona de Couros tal como a conhecemos hoje. O edifício desenvolve-se numa planta em “L”, de espaços amplos, subdivididos por elementos, que foram demolidos, sendo que, a estrutura tradicional da cobertura, em asnas e vigas de madeira, foi integralmente reabilitada e reconstruída. Reconhecendo e valorizando os elementos arquitectónicos originais optou-se por uma solução tradicional, para ir de encontro ao traçado pré-existente.

Arquitetura
  • Pitágoras Group

Categoria

O desafio

A coordenação de trabalhos de modo a alcançar uma explandorosa conquista é o indicador inicial para sermos bem sucedidos. Nesta obra, este fator foi crucial para o correto desempenho das nossas atividades, pois foi necessário estar em coordenação com o fundidor. Em modo excecional, as claraboias deste projeto foram desenvolvidas em parceria entre um fundidor de cobre e a nossa empresa.

Das maiores caracterirsticas que nos deparamos nesta obra, prende-se com a questão das cores. Pedras recuperadas fazem parte de todas as paredes exteriores do projeto e todas as caixilharias, incluido alguns acessórios foram pormenorizadamente pintadas em vermelho, enquanto que no seu interior, um branco puro, a contrastar com a irreverência do exterior. Assim sendo, tivemos de aplicar um acabamento bicolor em todas as nossas janelas e portas para proporcionar ao cliente o resultado esperado.

Interessado em trabalhar connosco?