drag

O projeto

A sedução de viver na Avenida dos Aliados

Desenhado pelos reputados arquitetos Rogério de Azevedo e Baltazar de Castro, construído em 1930 para sediar o antigo jornal “O Comércio do Porto”, este icónico edifício, reinaugurado em 2018, foi galardoado em 2019, com o prémio de Melhor Edifício Residencial pelo Jornal Construir. O edificio ALIADOS 107, localizado em plena avenida dos aliados, coração da cidade do Porto, conjuga o requinte da tradição e história, com o melhoria sustentável dos dias na vibrante Baixa Portuense, no qual proporcionou a criação de 23 apartamentos com estacionamento, de elevado requinte e qualidade. Um edifício ex libris numa renovação do centro histórico do Porto, que permite abraçar a cidade e trazer novamente para o Porto, apartamentos residenciais em pleno centro.

Arquitetura
  • Arnaldo Brito

Categoria

O desafio

De modo a elevar a fasquia de projetos como este, que são simbolos de cidades, utilizou-se um acabamento a pintura aquosa brilhante em vez do convencionalmente utilizado de pintura acetinada. Em segunda instância, tendo em conta a sua localização, foi vital a utilização de um bom vidro, tanto acústico como térmico, primordial para os vários sons provenientes da avenida dos aliados e um extra bastante requisitado pelos clientes como factor diferenciador no que toca à mais valia associada a esse requisito.

Porventura, o maior desafio encontra-se na cobertura do edifício, onde o apartamento no topo do prédio apresenta caixilhos nunca executados, até à data, por nós. Abraçamos este desafio que se desvendava ser bastante desafiador, pelo simples facto dos nossos perfis e caixilhos estarem unicamente desenhados para estarem a ângulos de 90º em relação ao solo. Todavia, a cobertura apresenta caixilhos nas mansardas com ligeira inclinação para o interior pelo que foi desafiador no sentido de desenvolvermos e aperfeiçoarmos o nosso perfil para fazer uma abertura para o interior e permitir o correto escoamento de águas, reforçando os pontos de fraqueza de entrada de água nestes perfis.

Interessado em trabalhar connosco?