O projeto
Explorers Hotel: Onde os exploradores partem à descoberta!
Para qualquer explorador incansável, o descanso é um dos bens mais sagrados. Este emblemático edifício outrora pertencente ao grupo "Rádio Renascença", fica no cruzamento entre duas ruas que levam o nome de dois homens que se cruzaram pelo mundo: Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo. Saíram de Lisboa várias vezes para fazer o reconhecimento dos grandes lagos do Zaire, para conhecer o interior da África e para chegar até Moçambique. Inspirados nas aventuras dos exploradores Ivens e Capelo, os quartos usam as cores e materiais da época, numa aliança serena entre conforto e sofisticação. É nesse sentido, que o The Ivens: Autograph Collection tem 87 quartos, incluindo 10 suites e 12 quartos premium. Premiado com o prémio de melhor obra na categoria Reabilitação e Reconstrução - Turismo 2020, pelo jornal O Expresso e a SIC Notícias, procura procorcionar aos seus hospedes experiências únicas num espaço que foi idealizado para se tornar o mais renomado espaço da atualidade.
Arquitetura
-
RRJ - Arquitectos
Categoria
O desafio
O desejo da excelência exigida aquando a fabricação de janelas para um hotel de 5 estrelas, juntamente com a ambição de elevar as qualidades de um produto para atingir as marcas que se pretende com o hotel, só por si já é um desafio bastante elevado. Acabamentos inovadores, aplicações diferentes, reinvenção dos nossos perfis, tudo isto para irmos de encontro ao que é idealizado para o projeto. A aplicação de vidros baixo-emissivos e acústicos, foi requisito essencial neste projeto, na ótica de não ser possível ouvir dentro das habitações, os mais variados sons da nossa Lisboa movimentada. Permite aos clientes do mesmo, disfrutar ao máximo da essência do hotel, mas principalmente da beleza do quarto.
O orgulho de manter o traçado pré-existente e as linhas trabalhadas que embelezam a fachada deste hotel, foi primordial na escolha dos caixilhos a aplicar, onde bandeiras em ogiva tipo "capela" e uma série de tarugos trabalhados tornaram-se pilares cruciais no desenho das nossas caixilharias. A caixilharia aplicada no The Ivens, tem no seu sentido mais puro, o desejo de realçar a qualidade dos produtos e portanto, ajustamos e estudamos o nosso caixilho para nele serem incorporados sensores de ar condicionado, onde podemos comprovar que quando o caixilho estiver aberto, o ar condicionado automaticamente se desliga para não haver perdas de temperatura e circulação de ar, contudo, em oposição ao mesmo, quando o caixilho estiver fechado, o ar condicionado liga-se para manter uma temperatura ambiente, idealizada pelo hotel. Tornar arte apartir de uma janela, não é fácil, mas nós conseguimos.